quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O que é a Reabilitação?

O que é a Reabilitação?

A Reabilitação é uma especialidade médica orientada para a recuperação física e psicológica de uma pessoa que possui determinada deficiência, tendo em conta a sua reintegração social. Assim sendo, tem como grande objectivo fornecer o bem-estar físico, psíquico e social a que todos os indivíduos têm direito.


Qual a abrangência da Reabilitação?

Para uma completa realização, a Reabilitação deve abranger diversos campos como a saúde, a educação, a formação, o emprego, a segurança social, o controlo ambiental, o lazer entre outros.


Como surgiu a Reabilitação?

A Reabilitação teve um grande desenvolvimento no século XX, sobretudo no período posterior às grandes guerras mundiais. Foram então pedidos aos governos os custos económicos, familiares e sociais consequentes das lesões dos cidadãos e exigidas medidas de reparação e integração.


Em que situações é necessária a Medicina Física e de Reabilitação?

A Medicina Física e de Reabilitação surge como área de especialização médica, para responder à necessidade de apoiar as várias especialidades de forma global ou diferenciada, procurando contribuir, de modo científico, para a reabilitação/recuperação do indivíduo afectado, funcionalmente por uma doença ou traumatismo. Aplica diferentes estratégias terapêuticas, que irão prevenir ou reduzir as diversas consequências clínicas, onde as mais incidentes são as doenças agudas e crónicas. Também é utilizada em crianças com graves problemas, por exemplo que sobreviveram do parto mas ficaram com graves lesões neurológicas ou físicas, e em acidentes de trânsito e de trabalho. A evolução tecnológica e as alterações nos estilos de vida têm levado ao surgimento de um elevado número de deficientes, vítimas de acidentes de trabalho e de trânsito em idades cada vez mais jovens.


Quais são os profissionais responsáveis pela Reabilitação?

Para ser bem sucedida, a reabilitação deve envolver uma equipa que seja capaz de levar o paciente ao estado de melhor funcionalidade possível, aumentado as condições para uma melhor qualidade de vida. Essa equipa deve ser constituída por:

  • Fisiatras e Fisioterapeutas;
  • Enfermeiros;
  • Secretárias clínicas;
  • Terapeutas ocupacionais e da fala;
  • Auxiliares de acção médica;
  • Assistentes sociais;
  • Psicólogos.


Onde podemos encontrar serviços de Medicina Física e de Reabilitação?


Alguns hospitais, os institutos de oncologia, os centros de saúde são os grandes responsáveis pela prevenção da incapacidade e pela orientação adequada do doente. Os serviços hospitalares, onde são assistidas, sobretudo, as situações potencialmente mais incapacitantes, e os centros de reabilitação onde existe o apoio para deficientes são utilizados para a resolução de casos mais graves, mas com eficácia de recuperação e reabilitação, implicando uma intervenção mais demorada e a intervenção de uma equipa de reabilitação.


Como se processa a Reabilitação?

  • Realiza-se o diagnóstico das diferentes deficiências e incapacidades existentes;
  • Definição do prognóstico e avaliação do potencial de reabilitação;
  • Planeamento do tratamento;
  • Prevenção dos danos provocados pelo imobilismo e isolamento dos doentes internados;
  • Facilitação e estímulo dos processos de recuperação e regeneração natural;
  • Estímulo, maximização e compensação das capacidades residuais;
  • Promoção da integração socioprofissional.

5 comentários:

  1. gostaria se saber o que acontece comigo,passei na entrevista de reabilitação,yenho que voltar ao trabalho mais,não me sinto bem sinto muita dor,o que acontece quando voltar,se meu caso tiver uma piora o que faço a quem devo procurar o que devo fazer

    ResponderEliminar
  2. O profissional de Educação Física, hoje, já é capacitado para atuar com a reabilitação. Poderia estar na lista de profissionais responsáveis pela reabilitação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. desde que tenha na sua formação disciplinas relacionadas a reabilitação (o que não é comum nos currículos) e outras relacionadas ao processo de doença, etc

      Eliminar
    2. desde que tenha na sua formação disciplinas relacionadas a reabilitação (o que não é comum nos currículos) e outras relacionadas ao processo de doença, etc

      Eliminar