quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Acidentes Domésticos

Acidentes Domésticos

Os acidentes domésticos costumam fazer parte do nosso quotidiano. Mesmo atentos a todas as situações, certos objectos podem encontrar-se fora do seu respectivo lugar e podem fazer com que haja um acidente, acidente esse que poderá por em risco a saúde das pessoas.
Neste conjunto informativo são apresentados alguns exemplos de perigos domésticos que podem levar à reabilitação:

· Pisos molhados;
· Banheiras sem pavimento antiderrapante;
· Bancos mal colados/pregados;
· Tapetes em todas as divisões da casa, pois podem estar mal esticados e as pessoas têm tendência a por o pé em falso, acabando por cair e poderão vir a ter fracturas graves;
· Cuidado com os degraus, pois existem habitações onde existem degraus de diferentes tamanhos;
· A iluminação pode ser um factor crucial pois se for pouca pode provocar a fraca visibilidade das pessoas e estas puderam não ver o que se encontra em seu redor;
· Por vezes as pessoas quando se levantam rapidamente ou fazem movimentos bruscos podem ter tonturas, o que é perigoso pois podem encontrar-se perto de móveis ou até de objectos cortantes.
Os mais afectados por acidentes domésticos são as crianças e os idosos. As crianças porque não têm consciência, por vezes, daquilo que estão a fazer – numa fase de iniciação, como os seus primeiros passos, podem sempre haver lesões graves que os possam levar à reabilitação. Já os idosos, devido à sua idade avançada, têm dificuldades em andar, pois doenças como a osteoporose podem fazer com que essas pessoas possam nunca recuperar a “boa forma” óssea que tinham antes do acidente. Por outro lado, têm uma visão reduzida, correndo grande perigo em casa, caso não tenham ajuda, uma vez que podem cair em pisos escorregadios, tropeçar em tapetes mal estendidos e até mesmo lesar-se contra a mobília.

Sem comentários:

Enviar um comentário